quinta-feira, 11 de março de 2010

ARTE NAS PAREDES

A arte naïf, ou ingênua, é caracterizada pelas cores alegres, que hipnotizam o olhar. Marcadas pelo espírito espontâneo e instintivo, as criações são em geral assinadas por artistas autodidatas, que não seguem técnicas formais de representação.

Estampas e formatos inusitados refrescam o espírito retrô do tradicional arranjo de pratos, instalado na parede desta copa.

painel atrás da cama prova que é possível combinar florais com listrados, bolinhas com adamascados e outros padrões. Para que fique visualmente harmônica, essa mistura tem uma única regra: a definição de um tom comum.

Combinado com as cerâmicas pretas e brancas do piso, o painel de azulejos de 3,50 x 2,70 m de altura criou um visual lúdico na parede desta cozinha. Cada azulejo conta uma história: fabricadas entre os anos 1950 e 70, as quase 500 peças de 15 x 15 cm foram encontradas em depósitos de desmontes de construções.

Um painel com pedaços de espelho dispostos em inclinações diferentes surpreende no hall de entrada deste apartamento. Quem chega se vê refletido em múltiplas imagens, divididas em placas de 40 x 40 cm.

O aço corten (Steel Design - (21) 2705-9929) que compõe este painel (2,40 x 2,75 m) apresenta uma característica interessante: quanto mais enferrujado, mais resistente. A oxidação ocorre naturalmente e leva de um a três anos para cobrir toda a superfície.

Na reforma da copa, foram usados recursos simples para criar na parede pontos de interesse. Ripinhas de madeira pregadas diretamente na alvenaria em intervalos de 40 cm simulam um lambri e, na faixa próxima ao teto, o azul-intenso dá um toque de cor sem poluir o visual.

Parece madeira, mas são placas de bambu prensado que cobrem a divisória entre o quarto e o closet deste projeto. Foram selecionadas placas sem os nós da planta e tirou-se partido da textura. O revestimento, fabricado pela Bambu Brasil (22 2523-7312), RJ.

O lambri de madeira de 1,40 m de altura chama a atenção no quarto de hóspedes desta casa de praia. Num tom safira lavado, o painel valoriza o par de camas inspirado no estilo dona Maria, da época colonial.

Fonte: Casa Claudia






Nenhum comentário:

Postar um comentário